Seguidores

20 de ago. de 2013


Configurando a BIOS
A palavra BIOS — apesar das inúmeras piadas sobre o seu real significado — é um acrônimo para Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída. Como o próprio nome sugere, a BIOS é o sistema responsável pelas atividades “básicas”, ou “corriqueiras” do computador. Isto não quer dizer que estas atividades são pouco importantes. Pelo contrário! Não existe computador sem BIOS e se ela parar de funcionar, ele também pára.

Para entender o que é a BIOS, pense nela como um programa, pois ela não é nada mais que isso. Este programa é responsável por várias tarefas que são executadas do momento em que você liga seu PC até o momento em que seu Windows (ou outro sistema operacional) começa a ser carregado.

Quando você liga seu computador, a BIOS inicia uma varredura para detectar todos os itens de hardware conectados ao seu PC. Vale lembrar que itens como mouse, webcam, teclado, etc., não são itens de hardware, mas periféricos, e não são detectados pela BIOS, mas pelo sistema operacional. Depois de todo o hardware detectado, é possível salvar estas informações na memória da BIOS para que ela não precise fazer a detecção cada vez que o PC for ligado, aumentando assim a velocidade em que o computador inicializa. Tudo isso é feito de forma automatizada.

Feita a detecção, a BIOS parte para o BOOT. Não se assuste, BOOT é o termo utilizado para designar o início do carregamento do seu sistema operacional. Ou seja, é quando a BIOS passa o comando do PC para o Windows, Linux, etc. Quando você instala o sistema operacional, algumas informações são gravadas no primeiro setor de memória do seu disco rígido. Estas informações são transferidas pela BIOS, durante o BOOT, para a sua memória RAM (Memória temporária do computador). Assim a BIOS termina sua tarefa e começa o trabalho do sistema operacional, que é iniciado a partir das informações gravadas na memória RAM.



ELEMENTOS DO SETUP E CONFIGURAÇÃO DA BIOS

Acesse o LINK:  ELEMENTOS


                            ATUALIZAÇÃO DA BIOS

Por que atualizar?
Se o seu computador atende a todas as suas necessidades e não apresenta nenhum tipo de falha ou erro que provavelmente ocorra no BIOS, não é recomendado atualizá-la. Indicamos isso porque a ação em alguns casos pode ser perigosa e errar na atualização pode causar erros graves no BIOS, o que trará ainda mais dor de cabeça.
Cuidado para não errar!
Por outro lado, se você tem problemas com compatibilidade de hardware, desempenho ou qualquer situação em que uma atualização de BIOS possa resolver o caso - vale a pena procurar na internet por soluções alternativas -, este processo pode ser a melhor saída.
Precauções
É preciso observar alguns detalhes de extrema importância na hora de atualizar o BIOS. Primeiramente, certifique-se de que você utilizará o modelo exato do BIOS para a placa-mãe da sua máquina.
Também é importante fazer uso de um no break ou minimamente um filtro de linha para evitar oscilações de energia. Isso é importante pelo fato de que uma queda de luz durante o processo pode corromper o BIOS, erro que dará muita dor de cabeça para consertar.
Conheça o modelo do BIOS
Se você decidiu atualizar o BIOS, nada melhor do que conhecer exatamente o modelo dele para prosseguir. Ao adquirir computadores prontos de marcas conhecidas há uma boa chance de você encontrar os links para as últimas versões do BIOS nos seus respectivos sites. Em geral você coloca o modelo exato da sua máquina e a lista de arquivos aparece pronta para ser baixada.
Alguns modelos de placa-mãe contam inclusive com um aplicativo que busca e atualiza automaticamente o BIOS. Esse programa em geral vem com o CD de instalação dos drivers da motherboard. Se você tem essa possibilidade, não tenha dúvida de que ela é a forma mais simples e segura de atualizar o BIOS.
Aplicativo para atualizar a BIOS automaticamente.
Nada nos sites famosos?
Se nos sites dos fabricantes você não encontrou o que precisava, é necessário realizar mais dois processos: encontrar a versão do BIOS e o fabricante da placa-mãe.
Para o primeiro, a melhor opção é utilizar o comando msinfo32 (que em muitos casos exibe inclusive o fabricante da placa-mãe). Nos Windows 7 e Vista digite a palavra na lacuna de busca do Menu Iniciar. No Windows XP é preciso escolher a função "Executar", também localizada no Menu Iniciar.
Na janela de informações basta observar o modelo da placa-mãe e a versão do BIOS instalado (como indicado na figura abaixo). Se a motherboard não aparecer na lista e você não tiver uma caixa ou CD contendo o modelo, utilize algum aplicativo de diagnóstico de hardware. A melhor indicação é o Everest. Ao instalar e executar o programa, acesse o sumário inicial ou a opção “Motherboard” para encontrar essa informação.
Aprenda a atualizar o BIOS do computador
Baixe e atualize
De acordo com as informações que você já tem, agora é possível buscar a atualização correta para o BIOS. Ao encontrar a lista de arquivos no site específico, em geral há uma descrição com as melhorias que aquela versão trará à máquina. Se os itens descritos são o que você precisa, baixe o arquivo e atualize o BIOS.
Nessa etapa torna-se um pouco complicado explicar o processo de atualização, visto que dependendo do modelo e ano da sua placa-mãe ele pode ser totalmente diferente. Nos mais atuais, em geral a atualização do BIOS é feita de maneira automatizada, com a própria interface do Windows.
Em placas mais antigas pode ser necessário copiar o arquivo para um disquete ou CD e fazer o boot da máquina com a mídia, o que requer mais conhecimentos no assunto. Se você se sente inseguro com essa última alternativa, a melhor opção ainda é pedir ajuda para um conhecedor do assunto ou técnico da área.
Finalize o processo
Depois que o BIOS for totalmente atualizado, uma boa dica é desligar a máquina e a chave da fonte na parte traseira do gabinete. Aguarde alguns segundos para religar o equipamento e confira as mudanças da mesma forma que você fez para conhecer a versão do BIOS, através do comando msinfo32.