O que são vírus?
Efetivamente, vírus não surgem do nada no seu computador. Eles são escritos por alguém e colocados em circulação até atingirem o seu computador através de um programa ou disquete infectado. Um vírus é um pequeno programa que se autocopia e / ou faz alterações em outros arquivos e programas, de preferência sem o seu conhecimento e sem autorização.
As manifestações dos vírus podem ser as mais diversas como mostrar mensagens, alterar determinados tipos de arquivos, diminuir a performance do sistema, deletar arquivos, corromper a tabela de alocação ou mesmo apagar todo o disco rígido. Um vírus é basicamente um conjunto de instruções com dois objetivos básicos: Se atracar à um arquivo para posteriormente se disseminar sistematicamente de um arquivo para outro, sem a permissão ou comando do usuário nesse sentido. Eles são, portanto, auto-replicantes. Além disso, os vírus contêm instruções objetivas no sentido de concretizar uma intenção do seu criador (mostrar mensagens, apagar o disco, corromper programas, etc.).
O que um Vírus maligno pode provocar no seu computador?
§ erros na hora de execução de um programa;
§ baixa de memória;
§ lentidão para entrar em programas;
§ danificação de dados;
§ danificação de drives;
§ formatação indesejada do HD;
§ alocação desnecessária da memória do computador
Tipos de Vírus
Escreva uma síntese sobre oque você pesquisar de cada um deles no Word e post um comentário aqui no blog sobre o que mais lhe interessou, para que os colegas discutam sobre o assunto.
Vírus de Arquivos
Vírus de Ação Direta
Vírus Residentes
Vírus de Sistema ou Vírus de Boot
Vírus Múltiplos
Vírus Stealth ou Furtivo
Vírus Encripitados
Vírus mutantes ou polimórficos
Vírus de Macro
4 comentários:
Os vírus são o maior temor das redes. Existem maneiras simples de se evitar alguns dos problemas futuros, perquisando sobre o assunto, achei interessante postar:
Dicas para evitar vírus em geral
Vamos dar as dicas gerais para se evitar pegar vírus:
Adquirir e manter atualizado um programa anti-vírus.
Adquirir e manter atualizado um programa firewall ou um dispositivo de firewall.
Manter-se longe a pirataria de software dos seus computadores e da sua rede.
Não abrir arquivos desconhecidos ou de procedência duvidosa, sem antes fazer uma checagem com um programa anti-vírus atualizado.
Não abrir arquivos atachados de e-mails que vc não tenha solicitado.
Fazer checagens periódicas em seus sistemas
Não desabilitar o anti-vírus durante o uso da internet ou ao se abrir e copiar programas.
Não repassar informações que não são absolutamente confiáveis, ou que não podem ser verificadas, tais como pedidos de doações, descrição de doenças, sequestro de crianças, promoções de doações de dinheiro, produtos e etc.
Vírus combinados que contaminam arquivos e área de boot. É o caso do Athens que vem combinado com o Trojector...
Isso acontece quando um noob usa o pc inadequadamente :D!!!
Os vírus estão cada vez ficando mais complexos, eles se disfarçam de outros programas,invadem redes, roubam senhas e não bastasse isso ainda estão ficando cada dia mais rápidos na sua propagação!
Os vírus estão cada vez mais mais complexos, se disfarçam dentro de outros programas, invadem redes diversas, roubam senhas e não basta isso ainda estão ficando cada dia ráidos em suas taticas e estão se mutiplicando muito rápido!
Postar um comentário